https://petassistencia.com.br/345352076480729

Necrópsia em animais: entenda como é feito o procedimento e por que ele é importante

Necrópsia em animais

Sempre falamos por aqui que a partida de um bichinho de estimação é bastante difícil e dolorosa. E a situação fica ainda pior quando a causa da morte não é conhecida. Mas existe um procedimento que pode ajudar o tutor a saber exatamente o que aconteceu com o seu companheiro e, assim, viver o luto em paz: a necrópsia em animais.

Segundo Atílio Sersun Calefi, patologista veterinário da clínica Kalefi Anatomia Patológica Veterinária, a investigação pode tanto ser feita a pedido do tutor quanto do médico-veterinário.

“O objetivo é identificar a causa mortis quando existe óbito não esclarecido, suspeita de erro médico, doença infecciosa ou demais condições que coloquem em risco a saúde de outros animais e da família. Também pode servir como documento em caso de processos judiciais”, diz o especialista.

Como é feita a necrópsia em animais

A necrópsia em animais é feita da mesma forma que em humanos. Neste procedimento, o corpo é aberto para uma avaliação completa e detalhada de órgãos e tecidos, e qualquer lesão é analisada com cuidado.

O processo é documentado integralmente, inclusive com fotos. Ao final, o tutor ou o veterinário recebe um relatório bastante completo, no qual constam todos os achados.

“A necrópsia é a junção das descrições macroscópica e microscópica e da interpretação do que foi encontrado”, diz Cafeli. “E é preciso deixar claro que o nosso relatório não visa acusar ninguém. Não estabelecemos nexo entre causas, nos atemos apenas a descrever o que achamos. Nosso objetivo é somente a determinação da casa da morte”, aponta.

Mais detalhes sobre a necrópsia em animais

A realização deste trabalho demora, em média, 4 horas, e a recomendação é que ele seja feito logo após a morte do pet. Vale destacar que o tempo, assim como a boa conservação do corpo, poderão ter reflexos nos resultados.

Depois que a necrópsia é finalizada, o bichinho pode passar por um procedimento cosmético (ou estético) – o patologista irá determinar a viabilidade.

Ele consiste na reposição dos órgãos e reconstituição do corpo, a fim de que seja devolvido nas melhores condições ao tutor ou à clínica veterinária e, posteriormente, siga para a cremação ou incineração.

O relatório técnico é entregue em cerca de 30 dias e, como adiantamos, ele tem validade legal para ser utilizado em um possível processo jurídico. Mas, atenção, por se tratar de um documento médico e cheio de termos técnicos, deve sempre ser interpretado por um veterinário.

A necrópsia em animais ainda é um tabu para muitos tutores, mas é um exame que contribui com informações de extrema importância, capazes de promover a evolução da medicina veterinária.

Além disso, é uma forma de as famílias conseguirem um desfecho para o caso dos seus companheiros e, assim, poderem viver o luto sem culpa.

Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal

PUBLICAÇÕES RECENTES

gato pode tomar leite
Cuidados PET

Gato pode tomar leite?

Gato pode tomar leite? Essa é uma dúvida comum entre os tutores de felinos. Mas, neste post especial, vamos ajudar a esclarecê-la. Felinos são animais mamíferos Antes de responder se

Leia Mais + »