https://petassistencia.com.br/345352076480729

Doença renal crônica é silenciosa e potencialmente grave

doença renal crônica

“A Maya foi resgatada em agosto de 2016 e, em 2017, foi diagnosticada com doença renal crônica. Por termos descoberto a doença no início, ela não apresentava os sintomas característicos de uma DRC já em estágio 3 ou 4.

O exame bioquímico de função renal estava bom, mas o que chamou a atenção em relação aos rins foi um achado no ultrassom. O exame mostrou que ela apresentava alterações morfológicas no órgão. A partir daí, fomos investigar mais a fundo com um nefrologista e um urologista, e temos tratado desde então.

No começo do diagnóstico a Maya fazia exames em um curto espaço de tempo, até regularmos algumas alterações, como a acidose metabólica. Um grande aliado no tratamento foi a mudança na dieta, com diminuição do teor de fósforo e proteína.

Além disso, ela passou a tomar suplementos, nutracêuticos e uma medicação para controlar a pressão nos rins. Em 5 anos de diagnóstico, conseguimos retardar a progressão de uma doença silenciosa e que não tem cura.”

O depoimento da esteticista Sílvia Rayssa Almeida Evangelista, tutora da husky siberiano Maya, de 10 anos, indica como é a vida de um pet portador de doença renal crônica (DRC).

Além disso, mostra que, mesmo sendo uma enfermidade grave, é possível controlar e garantir aos bichinhos portadores uma vida praticamente normal. Para isso, basta lhes oferecer o tratamento correto e muito amor e atenção.

O que é doença renal crônica

A doença renal crônica, como seu nome já entrega, acomete o rim, órgão responsável pela filtragem e eliminação de substâncias tóxicas do sangue.

Ela atinge cães e gatos, mais comumente os de mais idade, mas também pode ocorrer em animais mais jovens.

Essa enfermidade está entre as principais causas da redução da qualidade e expectativa de vida e costuma ser bem difícil de detectar, já que os primeiros sinais são quase imperceptíveis e, por isso, acabam passando batido.

Devido a isso, é fundamental redobrar a atenção em relação ao comportamento do bichinho e visitar o médico-veterinário com frequência. Assim, será possível fazer o diagnóstico de forma precoce e já iniciar o tratamento.

Causas da doença renal crônica

Como adiantamos, a doença renal crônica se desenvolve de forma silenciosa e contínua. No geral, suas manifestações clínicas passam a ser visíveis quando já houve perda significativa da capacidade renal.

Suas causas ainda não foram totalmente esclarecidas, mas sabe-se que podem ser familiar, congênita ou adquirida. Algumas situações que podem desencadear o problema são:

  • Câncer
  • Hipertensão
  • Doença dentária avançada
  • Hipercalcemia (nível elevado de cálcio no sangue)
  • Insuficiência renal aguda (IRA)
  • Infecções
  • Intoxicação
  • Idade avançada
  • Parasitoses

Tratamento da doença renal crônica em pets

Na lista de sintomas da doença renal crônica em pets estão perda de apetite, emagrecimento, maior ingestão de água, mudança no volume de urina, diarreia, vômitos e hálito com odor forte.

Nos casos mais avançados, o animal ainda pode apresentar feridas e convulsões.

O diagnóstico da doença é feito através de exames de sangue e urina, perfil bioquímico, ultrassonografia abdominal e mensuração da pressão arterial.

Assim que for feita a detecção, já se deve iniciar o tratamento – sempre sob a supervisão do médico-veterinário.

Ele consiste em mudanças na dieta (deve ter baixo teor de proteínas) e uso de medicamentos e suplementos. Também é importante aumentar a ingestão de água.

Dependendo da gravidade, o animal poderá precisar de fluidoterapia (reposição de líquidos) e hemodiálise.

É importante destacar que a doença renal crônica não tem cura e exigirá acompanhamento durante toda a vida.

Contudo, seguindo as orientações do médico à risca e dando muito amor ao bichinho, será possível lhe garantir uma melhor qualidade de vida e prolongar a sua expectativa de vida.

Clique aqui e fique por dentro de mais notícias e novidades do mundo animal

PUBLICAÇÕES RECENTES

gato pode tomar leite
Cuidados PET

Gato pode tomar leite?

Gato pode tomar leite? Essa é uma dúvida comum entre os tutores de felinos. Mas, neste post especial, vamos ajudar a esclarecê-la. Felinos são animais mamíferos Antes de responder se

Leia Mais + »