https://petassistencia.com.br/345352076480729

Dezembro verde faz alerta contra o abandono de animais

Durante todo o mês de dezembro é realizada a campanha Dezembro Verde, dedicada a ações de conscientização contra o abandono de animais.

Por mais que a procura por cães e gatos tenha aumentado no Brasil durante a pandemia, o abandono continua sendo uma triste realidade, e que cresce a cada dia.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que existem cerca de 30 milhões de bichos vivendo nas ruas do país.

Segundo Lisandro Frederico, da ONG PAS (Projeto Adote Suzano), só no segundo semestre de 2021 a entidade registrou mais de 200 casos de animais nesta situação e precisando de auxílio.

“Quem abandona um animal está cometendo um crime. No Brasil, já temos legislação e penalidades para quem pratica”, alerta.

Frederico se refere à Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998. A pena para quem comete este tipo de ato contra cães e gatos pode ser multa, prisão (por um período de 2 a 5 anos) e proibição da guarda.

Abandono de amimais aumenta no fim do ano

Você sabia que o abandono de animais cresce no final do ano? Pois é justamente por isso que a campanha de conscientização Dezembro Verde é realizada no último mês.

O que acontece é que, devido às festas (natal e réveillon) e férias escolares, muitas famílias acabam viajando e optam por simplesmente largar os bichos na rua ao invés de levá-los junto ou então encontrar alguém que possa tomar conta durante o período em que ficarão fora.

Mas há ainda outras razões para o abandono: crise econômica – situação que piorou com a pandemia da covid-19 -, falta de tempo para cuidar, problemas comportamentais apresentados pelo pet, mudança de endereço e chegada de uma criança na família.

Além de ser crime, como adiantamos, largar um bichinho nas ruas tem outras consequências bastante graves, inclusive a morte.

“Como seres sencientes, o abandono causa danos psicológicos a esses bichos, que sofrem pela solidão”, afirma Frederico.

Ele acrescenta que animais em situação de rua, ainda que sobrevivam aos perigos dos centros urbanos como a violência e o trânsito, precisam resistir a fome, e isso traz danos que se vão além da sua própria vida.

“Animais desnutridos e sem vacinação adequada se tornam o ambiente adequado para o surgimento de doenças contagiosas que podem atingir até mesmo os animais que estão dentro de nossas casas”, indica.

Para evitar tudo isso, é importantíssimo ter muita responsabilidade ao adotar ou comprar um ser vivo, seja de qual espécie for. Jamais tome essa atitude por impulso.

O que você precisa considerar antes levar um pet para casa e, assim, evitar o abandono de animais

Se você está pensando em aumentar a família com a adoção ou a compra de um pet, tenha em mente que ele não é brinquedo ou algo descartável. E mais do que isso: ele precisará de cuidados ao longo de toda a vida.

Aqui estão 4 pontos que você deve considerar antes de decidir levar um novo membro para casa.

1- Disponibilidade emocional e financeira

Você terá tempo e dinheiro para cuidar e arcar com as despesas do bichinho? Esse é o primeiro ponto que tem de avaliar quando surge a ideia de adotar ou comprar.

“Assim como qualquer membro familiar, os animais também precisam de atenção e recursos para cuidados”, lembra Frederico.

Ao longo da sua vida, eles necessitam, por exemplo, de cuidados veterinários, alimentação e um local seguro e confortável para dormir. Isso sem contar a necessidade de interação, brincadeiras e passeios.

2- Respeito os animais sem raça-definida

Ainda existe essa crença de que animal vira-lata não fica doente, não precisa de ajuda para sobreviver, fica sozinho sem nenhum problema e, se for o caso, vai saber se virar se morar na rua.

E isso não poderia estar mais distante da realidade.

O pet vira-lata é tão importante quanto os de raça e merecedor dos mesmos cuidados e carinhos.

Portanto, jamais adote um vira-lata achando que será mais fácil ou mais econômico. A responsabilidade é a mesma!

3- Abandono de animais não é uma opção

Vamos supor que você adotou um pet e, passado um tempo, vê que tem condições de ficar com ele.

Se isso acontecer, será preciso encontrar um novo lar para esse bichinho, onde ele será bem cuidado, amado e respeitado. E que fique bem claro: o abandono não é uma alternativa.

“Quem abandona animal, é criminoso”, diz Frederico. “E a rua jamais será um bom lugar para um animal viver”, ressalta.

4- Preparação para a partida

Infelizmente, nossos amados bichinhos não duram para sempre. E, quando a hora da despedida chega, é importante estar preparado, a fim de lhe dar uma partida digna.

Neste caso, a cremação pet é a melhor escolha. É um procedimento cheio de respeito, prático, seguro e ecologicamente correto.

Quer saber mais? Entre em contato com a Pet Assistência.

Clique aqui para falar com a Pet Assistência

PUBLICAÇÕES RECENTES

gato pode tomar leite
Cuidados PET

Gato pode tomar leite?

Gato pode tomar leite? Essa é uma dúvida comum entre os tutores de felinos. Mas, neste post especial, vamos ajudar a esclarecê-la. Felinos são animais mamíferos Antes de responder se

Leia Mais + »